Cubismeria, 1947

Óleo sobre cartão

79,5 x 66 cm

Forme Madi 2B, 1946, Buenos Aires

Óleo sobre cartão

41,5 x 29 cm

Lice, 1945

Óleo sobre cartão

43,5 x 30,5 cm

Cosmopolis 1, 1946, Buenos Aires

Óleo sobre cartão

34,5 x 49 cm

Mad II, 1945

Óleo sobre cartão

34 x 59 cm

 
1913
Carmelo Arden Quin, pintor, escultor e poeta, nascido em Rivera, Uruguai
1922
Latin American Artists in the Twentieth Century, MOMA, New York
Sala Especial de Arden Quin, Centre Georges Pompidou, Paris
1935
Aos 21 anos, Carmelo Arden Quin conheceu em Montevidéu o mestre do construtivismo Joaquin Torres Garcia, que retornava ao Uruguai, após 43 anos de ausência, com prestígio consolidado na vanguarda de Paris onde fez parte do círculo de Mondrian, Klee, Kandi
A convivência e o conhecimento transmitido por Torres Garcia, através de seus escritos e conferências, foi fundamental para o desenvolvimento da obra de Arden Quin
1936
Ao longo de sua vida, expôs individualmente e em conjunto com o grupo Madi, em galerias e museus da Europa, Estados Unidos e América Latina
1938
Mudou-se para Buenos Aires, integrando um grupo de pintores e escritores da vanguarda argentina
1944
Idealiza o projeto para uma da revista de arte abstrata, e é publicado seu único número, Arturo, com textos e poemas de Arden Quin, Bayley, Kosice, Rothfuss, Murilo Mendes e Torres Garcia, com reproduções das obras de Kandinsky, Mondrian, Torres Garcia, e
1946
Foi um dos fundadores em Buenos Aires do Movimento Madi, um dos mais importantes movimentos artísticos da América Latina, que antecedeu aos movimentos do Concretismo e do Neo-Concretismo no Brasil
Foi organizada a primeira exposição Madi, no Insitut Français d'Etudes Supérieures de Buenos Aires. O movimento nasceu com um manifesto de Arden Quin postulando, entre outras coisas, que a geometria mantém o Universo e que o formato como a forma total dev
Madi aboliu o quadro, o fez parte essencial da forma da obra. Os participantes deste evento afirmavam a universalidade e afinidades de sua estética nas diferentes expressões da criação da vanguarda; nas artes plásticas, arquitetura, poesia, música e dança
O nome MADI é uma invenção, sendo regra do movimento: geometria, poligonalidade, abstração, movimento, espaço e cor, com total liberdade para a utilização de formas geométricas irregulares
Participaram desta manifestação os artistas plásticos, Arden Quin, Rothfuss, Martin Blaszko e Kosice, além de músicos e bailarinos
1948
Arden Quin parte para Paris onde se instala definitivamente. Neste ano participa do Salon de Réalités Nouvelles, onde o conjunto da representação MADI de Buenos Aires teve grande repercussão
1949
Ocorre um encontro determinante entre Arden Quin e Vantongerloo
1950
O movimento Madi se reconstitui em Paris, a Galerie Colette Allendy, apresenta Les Madis
1951
O Centro de Estudo e Pesquisa Madi, funciona em Paris, instalado no ateliê de Carmelo Arden Quin, com a participação de artistas latino- americanos e franceses
1953
Arden Quin, participa na Galerie Denise Rene, em Paris, da exposição Diagonale, juntamente com Arp, Le Corbousier, Magnelli e Picabia
Participa da mostra Artistas Modernos Argentinos no Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro e Stedelijk Museum, Amsterdam
Participa da Segunda Bienal Internacional de São Paulo, 1953, e entra em contato com os representantes do concretismo paulista
1968
Art d'Amerique Latine
1987
Bienal Internacional de São Paulo
1997
Arte Madi, Museu Nacional Reina Sofia, Madri
2003
Foi inaugurado o Madi Museum, Dallas, Texas, EUA
2005
Participa da exposição “1950-1975, Musée d’ArtModerne et Contemporain de Strasbourg
2007
Arden Quin - Mostra Retrospectiva, Galerie Drouart, Paris
2008
Mouvement Madi International, Maison de L'Amerique Latine, Paris
2010
Carmelo Arden Quin, Mostra Retrospectiva, Centro Cultural de Espanã, Montevidéu
Faleceu em Savigny sur-Orge, nos arredores de Paris, onde viveu nas últimas décadas
2014
Modernités Plurielles 1905-1970, Centre Georges Pompidou, Paris
 
Coleções
Tate Modern
MoMA
Centre Georges Pompidou
The Museum of Fine Arts
MALBA
Musée d´Art Moderne de Strasbourg
Daros Latinoamerica
Museu de Arte Moderna de São Paulo
Fundacion Cisneros